Blog de Escárnio e Maldizer

Blog de Escárnio e Maldizer

domingo, 28 de março de 2010

Foge cão

Isto antigamente é que era bom. Toda a gente tinha direito ao seu titulozinho. Até Almeida Garrett que terá proferido a célebre frase “Foge, cão, que te fazem barão. Para onde? Se me fazem visconde.” 30 anos depois quando o fizeram MESMO Visconde já tinha mudado de ideias. Agora como já não é possível arranjar-se títulos de nobreza, o pessoal tem que contentar-se com títulos mais banais como doutor, engenheiro, etc., para os quais tem mesmo que trabalhar para os obter (bem, pelo menos alguns) e não os pode passar à descendência. Um inconveniente sério. Dava cá um jeitaço não ter que andar a pagar propinas. Enfim.

Após a instauração da República cá pelo burgo, os títulos de nobreza foram abolidos, para a descendência. Isso não deixou lá muito contente o pessoal que estava à espera de herdar um prefixo para ajeitar o nome. E com toda a razão.
Mas há luz ao fundo do túnel para quem queira o seu titulozinho.
Agora, ao que parece, há uma instituição privada que, não só autentica os antigos títulos, como concede novos títulos de nobreza (é pelo menos o que soa por ai). O República-Viva ainda não percebeu bem como isto funciona. Parece que as Repúblicas, mesmo as das Bananas são conhecidas por não terem monarca. Logo não há títulos de nobreza para ninguém, né? Bom diremos qualquer coisa ao pessoal interessado assim que houver novidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário