Blog de Escárnio e Maldizer

Blog de Escárnio e Maldizer

domingo, 28 de março de 2010

Quanto custa a República?


Os monárquicos sempre foram pessoal de gostar de festanças e touradas.  Quando toca a fazerem contas é que são um bocado mais fraquitos. Mas compreende-se. Está no sangue. Já no seu tempo o Marquês teve que admitir que a malta da nobreza queria era touradas e espadeirada e mandou retirar o laboratório que tinha mandado construir a peso de ouro do Colégio dos Nobre e mandou-o para Coimbra. 

Em dois séculos e meio os monárquicos continuam a apanhar muito Sol na moleirinha (é o que faz andar sempre nas touradas) e continuam a não perceber como se faz uma contita simples.

O blogue piadético Centenário da República desenterrou a dotação orçamental da Casa Real Portuguesa em 1910 (501 contos ou 10 M€ na moeda actual) e comparou-o com o orçamento da Presidência da República, (cerca de 17 M€) concluindo que "A República custa aos Portugueses de 2010, mais 68,88% do que a Monarquia custava aos Portugueses de 1910".

Pasme-se! É a mesma coisa que dizer que uma carcaça, feita a correcção monetária custava cinco cêntimos e agora custa dez. So what? E quanto ganhava o pessoal na altura, ehn??? Ai! temos que ensinar tudo a esta malta das touradas.

Vá lá, aqui o República-Viva vai dar uma ajudinha, mas é só desta vez.! Se consultamos o documento das despesas dos órgãos de Estado verificamos que a dotação orçamental do PR é uma migalha nas despesas do estado apenas 0,01% do total!!! Agora para saber quanto gastava o D. Carlos vamos a um artigozinho do Prof. David Justino  (Análise Social, vol. XXIII (97), 1987-3.°, 451-461) verificamos em 1910 os Gastos Gerais do Estado foram avaliados em 70800 contos e que os gastos da Casa Real representaram 0,7% desse valor. Ohhhhhh, escândalo, afinal aquilo era um fartote de festanças, caçadas e fatinhos todos janotas. A manutenção da Casa Real em 1910 custava  70 vezes mais que a manutenção da Presidência da República em 2010. E agora, quem fica mais caro?

Sem comentários:

Enviar um comentário